Mais de 22,8 mil estudantes matriculados em escolas estaduais da região de Franca participarão das provas do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) a partir da próxima quarta-feira, 13. O Saresp abrange mais de 1,5 milhão de alunos em todo o estado de São Paulo.
Na avaliação, os alunos dos anos iniciais (do 2º ao 5º ano) serão avaliados em língua portuguesa e matemática, enquanto nos anos finais (do 6º ao 9º ano) serão avaliadas todas as áreas do conhecimento previstas no Currículo Paulista, como linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas.
O formato das provas varia de acordo com a etapa de ensino. Os estudantes dos anos iniciais responderão questões em provas impressas, enquanto os dos anos finais farão a prova de forma totalmente digital, com um tempo máximo de aplicação de 3 horas e 30 minutos.
Uma novidade para 2024 é a introdução da Prova Ouro, que oferece bonificações para professores e equipes gestoras, além de premiações para as unidades que alcançarem as metas ‘ouro’ e ‘diamante’. Os estudantes com notas iguais ou superiores a oito receberão certificados por mérito.
Além disso, para os estudantes do 9º ano, o Saresp também servirá como etapa seletiva do programa de intercâmbio Prontos pro Mundo. Com base no desempenho na avaliação, os alunos serão selecionados para um curso intensivo de inglês online e preparatório para a prova que definirá os mil participantes que farão um intercâmbio durante 2026.