Cinco escolas da rede estadual de Franca e uma escola em São Joaquim da Barra expressaram interesse em adotar o modelo cívico-militar. As escolas envolvidas são a EE Profª Carmem Munhoz Coelho, Mário D’Elia, Profº Antônio Fachada, Sudário Ferreira e Profº Michel Haber, localizadas em Franca, e a Escola Edda Cardoso de Souza Marcussi, em São Joaquim da Barra.
A Secretaria da Educação do Estado lançou um edital convocando a consulta pública para que as comunidades escolares possam opinar sobre a implementação do modelo de escolas cívico-militares a partir de 2025 na rede pública estadual. Os diretores das escolas já haviam demonstrado interesse nesse novo modelo no mês anterior.
De acordo com o edital, as escolas devem realizar reuniões com os pais ou responsáveis dos alunos até o dia 31 para discutir o assunto. Em agosto, a opinião da comunidade será registrada. O secretário-executivo da Seduc-SP, Vinícius Neiva, destaca a importância de ouvir a sociedade e a comunidade escolar, enfatizando que a implementação do modelo será gradual, com diálogo e escuta ativa.