A Rede Municipal de Ribeirão Preto está intensificando as formações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, com o objetivo de garantir a alfabetização de todas as crianças até o final do 2º ano do ensino fundamental. Na segunda etapa do processo, 500 professores de educação básica I, atendimento educacional especializado e gestores escolares que atuam em creches e pré-escolas participaram.
Natália Jordão, chefe do Centro Educacional Paulo Freire, enfatizou a importância de disponibilizar esse movimento formativo para o maior número possível de professores da rede municipal. Os encontros formativos estão sendo conduzidos por meio do Trabalho Docente Coletivo (TDC), realizados em diferentes dias da semana.
O município aderiu ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada com o compromisso de assegurar a alfabetização de todas as crianças até o final do 2º ano do ensino fundamental. Os formadores da rede receberão formação mensalmente até o final de 2024, totalizando 126 horas para os professores.
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, em regime de colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios, tem como objetivo principal garantir que todas as crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2° ano do ensino fundamental. Além disso, busca reforçar as aprendizagens, concentrando-se na alfabetização de todas as crianças matriculadas no 3°, 4° e 5° ano impactadas pela pandemia.
Para mais informações, acesse a notícia original na Fonte Prefeitura de Ribeirão Preto.