A Fiocruz divulgou o mais recente boletim do InfoGripe, que ressalta a elevada circulação do vírus sincicial respiratório (VSR) e do rinovírus em crianças, com altos índices de incidência e mortalidade. O estudo também aponta o aumento dos casos de influenza, VSR e rinovírus em estados da região centro-sul, juntamente com um crescimento nas hospitalizações em algumas regiões do Norte.
No que diz respeito à covid-19, o InfoGripe alerta para o surgimento de atividades do vírus em estados do Norte e Nordeste, como Piauí e Ceará. A maioria das hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em idosos recentemente foi atribuída à covid-19.
A pesquisadora Tatiana Portella destaca a importância da vacinação contra a covid-19 e a influenza A, bem como o uso de máscaras em ambientes fechados e unidades de saúde. Em caso de sintomas, é recomendado permanecer em casa e buscar assistência médica se a condição piorar. Nas últimas quatro semanas epidemiológicas, a prevalência de casos positivos foi de 21,5% para influenza A, 0,8% para influenza B, 43,8% para VSR e 6,9% para Covid-19.
Fonte: Agencia Brasil