Segunda-feira, Novembro 25, 2024
InícioSaudePrefeitura do Rio aumenta medidas de prevenção da coqueluche

Prefeitura do Rio aumenta medidas de prevenção da coqueluche

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro está aumentando as medidas de prevenção contra a coqueluche, devido ao alerta global sobre a doença. Até agora em 2024, foram confirmados 19 casos na cidade, sendo o último em agosto de 2021.

A coqueluche é uma infecção respiratória bacteriana que afeta principalmente bebês com menos de um ano. A vacinação com a pentavalente, a DTP e a dTpa adulto é a principal forma de prevenção, sendo essas vacinas parte do Programa Nacional de Imunização (PNI).

O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, ressalta a importância de intensificar a vacinação devido ao aumento de casos de coqueluche. Ele destaca que muitas crianças ainda não receberam as doses necessárias e incentiva os pais a atualizarem a caderneta de vacinação.

A coqueluche é altamente contagiosa e pode causar complicações graves, sendo transmitida pelo contato direto com secreções respiratórias de pessoas infectadas. Os sintomas incluem febre, mal-estar, coriza e tosse seca, podendo evoluir para tosse intensa.

O calendário de vacinação do SUS recomenda a pentavalente para bebês, com reforços com a vacina DTP em idades específicas. Gestantes e profissionais de saúde que lidam com recém-nascidos também devem se vacinar com a dTpa adulto.

As vacinas estão disponíveis em todas as clínicas da família e centros de saúde da cidade do Rio de Janeiro. Para mais informações, acesse a fonte Agência Brasil.

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias