Terça-feira, Novembro 26, 2024
InícioEconomiaLira surpreende ao remover secretário de Orçamento do governo: Principais atualizações

Lira surpreende ao remover secretário de Orçamento do governo: Principais atualizações

Secretário de Orçamento Federal deixa cargo no Ministério do Planejamento

Na véspera do envio do Orçamento de 2025 ao Congresso, o secretário de Orçamento Federal, Paulo Bijos, deixou o cargo no Ministério do Planejamento. Bijos, servidor da Câmara cedido ao Executivo, foi convocado pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), para retornar ao seu posto na Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira (Conof).

Um ofício assinado por Lira suspendeu a cessão de Bijos e determinou seu retorno à Conof a partir de 26 de junho. A renomeação de Bijos foi publicada no Diário Oficial da União em 28 de junho. Segundo o Ministério do Planejamento, a exoneração de Bijos será publicada após a reportagem.

O Ministério afirmou que a saída de Bijos ocorreu para priorizar projetos pessoais, sendo a exoneração a pedido. A renomeação causou surpresa no Planejamento, e houve tentativas de reversão da medida, sem sucesso. A relação com o Legislativo teria sido estremecida devido ao perfil reservado de Bijos e à falta de protagonismo na liberação de emendas parlamentares.

A saída de Bijos ocorre em um momento delicado para a equipe econômica, com cobranças por ajuste de despesas. A divulgação do terceiro relatório bimestral de receitas e despesas está prevista para o dia 22, com expectativas de anúncio de congelamento de gastos mais expressivo. O ministro da Economia, Haddad, se comprometeu com um corte de R$ 25,9 bilhões em despesas obrigatórias para o próximo ano.

Fonte: [Noticias ao Minuto](https://www.noticiasaominuto.com.br/economia/2171391/lira-surpreende-tebet-e-tira-do-governo-secretario-de-orcamento)

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias