Domingo, Novembro 24, 2024
InícioMundoIsrael proíbe consulado da Espanha em Jerusalém de atender palestinos

Israel proíbe consulado da Espanha em Jerusalém de atender palestinos

A chancelaria de Israel emitiu uma ordem para que o consulado da Espanha em Jerusalém pare de atender palestinos, em meio a uma crescente tensão entre os dois países desde que a Espanha anunciou o reconhecimento da Palestina como um Estado na semana passada.

A partir do próximo sábado (1º), o consulado só poderá oferecer serviços aos residentes do distrito de Jerusalém e estará proibido de prestar assistência consular aos residentes da Cisjordânia e da Faixa de Gaza. Exceções a essa medida precisarão de autorização por escrito do Ministério das Relações Exteriores de Israel.

O chanceler israelense, Israel Katz, divulgou a decisão nas redes sociais e criticou a Espanha, mencionando que “os dias da Inquisição acabaram” e que o povo judeu possui um Estado soberano e independente. Ele ainda declarou que aqueles que apoiam o Hamas e buscam estabelecer um Estado terrorista palestino não terão contato com os palestinos.

A crise entre os dois países se agravou após Espanha, Irlanda e Noruega anunciarem o reconhecimento da Palestina como um Estado. O governo espanhol tem sido crítico à ação militar de Israel em Gaza e defendeu um cessar-fogo para encerrar o conflito. O chanceler israelense também divulgou um vídeo controverso que mistura imagens culturais espanholas com cenas de ataques terroristas, o que gerou reações por parte do governo espanhol.

Para mais detalhes, acesse a notícia completa em: Notícias ao Minuto.

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias