Domingo, Novembro 24, 2024
InícioMundoChina e Brasil querem reunir Rússia e Ucrânia em conferência de paz

China e Brasil querem reunir Rússia e Ucrânia em conferência de paz

O assessor especial da Presidência da República, Celso Amorim, se encontrou com Wang Yi, membro da cúpula do Partido Comunista e chanceler da China, em Pequim, em busca de uma solução política para a crise na Ucrânia e para desescalada da situação, de acordo com nota do governo brasileiro. China e Brasil concordaram em apoiar uma conferência internacional de paz reconhecida pela Rússia e pela Ucrânia, com a participação igualitária de todas as partes relevantes, bem como uma discussão justa de todos os planos de paz.

Segundo a assessoria de Amorim, Brasil e China planejam mobilizar países amigos para viabilizar o encontro. Outros pontos convergentes incluem a rejeição ao uso de armas de destruição em massa e ataques a usinas nucleares. Além disso, ambos os países defendem evitar a divisão do mundo em grupos políticos ou econômicos isolados, como forma de prevenir uma nova Guerra Fria.

China e Brasil também pedem esforços para fortalecer a cooperação internacional em setores como energia, comércio e segurança alimentar, assim como a segurança de infraestruturas críticas, como oleodutos e cabos óticos submarinos, visando proteger a estabilidade das cadeias industriais e de suprimentos globais.

Celso Amorim foi convidado por Pequim e chegou na terça-feira, permanecendo uma semana na China, com uma agenda ainda não divulgada. Para mais detalhes, acesse a matéria completa no site [Notícias ao Minuto](https://www.noticiasaominuto.com.br/mundo/2154130/china-e-brasil-querem-reunir-russia-e-ucrania-em-conferencia-de-paz){:target=”_blank”}.

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias