O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) enviou uma equipe de nove especialistas para auxiliar o Estado do Colorado em um surto de gripe aviária, de acordo com a agência Reuters. Até o momento, o Colorado confirmou quatro casos de infecção e investiga um quinto caso suspeito.
A equipe do CDC, composta por epidemiologistas, veterinários, médicos e higienistas industriais, está colaborando com as autoridades locais para avaliar e gerenciar o surto, tanto em humanos quanto em aves. O CDC afirmou que, com base nas informações disponíveis, o risco para o público é considerado baixo.
O Departamento de Saúde do Estado do Colorado reportou um surto de gripe aviária em uma granja com 1,8 milhão de aves no condado de Weld. Os trabalhadores da fazenda apresentaram sintomas leves, como conjuntivite e problemas respiratórios. O CDC está realizando o sequenciamento genético do vírus para identificar possíveis mutações que possam afetar a análise de riscos.
Desde 2022, não havia sido registrado nenhum caso de gripe aviária em trabalhadores do setor nos EUA. O CDC ressaltou que não houve um aumento inesperado na atividade gripal no Colorado ou em outros Estados afetados por surtos de gripe aviária.