A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou Débora Rodrigues dos Santos ao Supremo Tribunal Federal (STF) por seu envolvimento nos ataques antidemocráticos que ocorreram em Brasília em 8 de janeiro. Débora foi flagrada pichando a frase “Perdeu, mané” na estátua da Justiça em frente ao STF e foi presa em março de 2023, como parte da 8ª fase da Operação Lesa Pátria, que investiga os responsáveis pelos ataques.
A denúncia, que foi apresentada recentemente, está sob sigilo. Débora enfrenta acusações de associação criminosa armada, atentado contra o Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, entre outros crimes. Sua defesa alega que sua prisão preventiva, que já dura mais de 480 dias, ultrapassa o princípio da razoabilidade, e questiona também a decisão de transferi-la para uma cidade distante de seus filhos.
Um vídeo das crianças de Débora pedindo ajuda para a libertação da mãe circulou nas redes sociais de parlamentares e influenciadores bolsonaristas. Alguns políticos, como Deltan Dallagnol e a deputada federal Bia Kicis, compartilharam o vídeo, defendendo a anistia aos presos, medida que conta com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Fonte: Notícias ao Minuto