Domingo, Novembro 24, 2024
InícioAgronegócioEmbrapa: Custos de produção de frangos de corte e de suínos têm...

Embrapa: Custos de produção de frangos de corte e de suínos têm leve alta em…

Os custos de produção de suínos e frangos de corte tiveram um leve aumento no mês de abril nos principais estados produtores e exportadores, de acordo com estudos da Embrapa Suínos e Aves. No Paraná, o custo de produção do quilo de frango de corte foi de R$ 4,28, com um aumento de 0,1% em relação a março. Já em Santa Catarina, o custo de produção por quilo de suíno vivo foi de R$ 5,63, registrando uma elevação de 0,2% em relação ao mês anterior.

Os custos foram influenciados principalmente pelas despesas com rações, genética e juros sobre o capital investido. No Paraná, a ração representou 66,1% do custo total, enquanto em Santa Catarina, as rações e os juros sobre capital de giro e investimento foram determinantes, com participações de 72,9% e 7,2%, respectivamente.

Os custos de produção variaram nos estados da região Sul, com aumentos em alguns e quedas em outros. É importante destacar que Santa Catarina e Paraná são referências nos cálculos dos Índices de Custo de Produção (ICPs) da CIAS devido à sua relevância na produção nacional de suínos e frangos de corte, respectivamente.

A Embrapa disponibiliza o aplicativo Custo Fácil, que permite gerar relatórios dinâmicos das granjas e acompanhar estatísticas. Além disso, produtores integrados de suínos e frangos de corte podem utilizar uma planilha eletrônica disponibilizada pela Embrapa para auxiliar na gestão da granja.

Para mais detalhes, acesse a notícia completa no site da Notícias Agrícolas.

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias