A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) lançou a primeira edição da Olimpíada de Redação, que será realizada nos dias 19 e 27 de agosto. Mais de 36 mil estudantes da região de Franca estão inscritos para participar do campeonato, que envolve mais de 2 milhões de alunos matriculados do 6º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio.
O principal objetivo do projeto, de acordo com o coordenador de Olimpíadas da Seduc-SP, Roberto Serra Campos Junior, é promover a cultura olímpica nas escolas e identificar talentos entre os estudantes. A competição seguirá o formato da renomada Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais (Omasp), premiando os melhores textos com medalhas de ouro, prata e bronze.
A Olimpíada de Redação busca incentivar a prática da escrita em sala de aula e proporcionar aos alunos a oportunidade de aprimorar suas habilidades de argumentação. Os temas e gêneros textuais abordados serão semelhantes aos encontrados nos principais vestibulares do país, com foco em questões atuais e de relevância social. Cada ano, série e turno terá um tema específico, com os gêneros textuais predominantemente argumentativos, preparando os alunos do Ensino Médio para o Enem e vestibulares.
Segundo o coordenador, a primeira edição da Olimpíada é uma forma de reconhecer e valorizar os estudantes, professores e escolas, ressaltando a importância de iniciativas que enalteçam o conhecimento dos alunos e incentivem uma cultura científica nas escolas.