A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou a abertura de um inquérito pela Polícia Federal (PF) contra o blogueiro Allan dos Santos. A PGR enviou uma manifestação ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que a PF investigue se o blogueiro está envolvido em uma “atuação coordenada com o objetivo de difundir informações falsas” nas redes sociais.
O motivo do inquérito está relacionado a uma captura de tela falsa que atribuiu à jornalista Juliana Dal Piva um suposto diálogo confessando conhecimento de um plano para prender o ex-presidente Jair Bolsonaro. A Procuradoria considerou a mensagem falsa. Com o apoio da PGR, que também defende o bloqueio das contas do blogueiro, o processo será avaliado pelo relator, Alexandre de Moraes.
Allan dos Santos já é alvo de dois inquéritos no STF por propagação de desinformação e há um mandado de prisão preventiva contra ele, além de uma ordem de extradição. O blogueiro, que está foragido e residindo nos Estados Unidos, tem sido alvo de determinações anteriores, incluindo o bloqueio de suas contas nas redes sociais desde julho de 2020.