O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) impôs uma multa de R$ 30 mil a parlamentares bolsonaristas por associarem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao satanismo durante a campanha eleitoral de 2022. Os deputados federais Carla Zambelli (PL-SP) e Gustavo Gayer (PL-GO), os senadores Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Cleiton Gontijo de Azevedo, conhecido como Cleitinho (Republicanos-MG), o youtuber Bernardo Küster e o músico Roger Moreira foram condenados a pagar individualmente a multa.
A decisão do TSE foi motivada pela divulgação de propaganda negativa contra Lula após o primeiro turno das eleições, na qual o grupo compartilhou notícias falsas associando o ex-presidente ao satanismo. A ação foi movida pela coligação Brasil da Esperança, que argumentou que os acusados divulgaram vídeos de um usuário do TikTok que se dizia satanista e falsamente declarava apoio a Lula com o intuito de prejudicá-lo.
Além da multa, o plenário do TSE determinou que os envolvidos não façam novas manifestações sobre os mesmos fatos da ação, sob pena de multa de R$ 30 mil por reincidência. Para mais detalhes, a notícia completa pode ser lida [aqui](https://www.noticiasaominuto.com.br/politica/2154261/tse-multa-flavio-zambelli-e-outros-bolsonaristas-por-associar-lula-a-satanismo).