Segundo projeções da Fundação Seade, o Produto Interno Bruto (PIB) das Regiões Administrativas do Estado de São Paulo terá variações significativas em 2024. Destaca-se a região de Franca, com previsão de crescimento de 2,6%, acima da média estadual. Essas projeções são fundamentais para identificar tendências econômicas regionais, orientando decisões de investimento e políticas públicas visando impulsionar a competitividade do estado.
Entre as regiões que se destacam em crescimento estão São José do Rio Preto (4,1%), Ribeirão Preto (3,2%), Bauru (3,1%), Central (3,1%) e Araçatuba (3,0%). Também com desempenho acima da média estão a Região Metropolitana de São Paulo e Franca, ambas com crescimento estimado em 2,6%, além de Itapeva (2,4%) e Santos (2,2%).
Por outro lado, algumas regiões apresentam projeções abaixo da média, como Barretos (1,7%), Presidente Prudente (1,6%), Sorocaba (1,1%) e Campinas (0,4%). São José dos Campos (-1,1%) e Registro (-1,3%) são as únicas com previsão de crescimento negativo.
Essas informações são cruciais para subsidiar a tomada de decisões estratégicas e políticas de desenvolvimento econômico em todo o estado de São Paulo.