Uma pessoa morre por minuto devido a causas relacionadas à AIDS em todo o mundo, conforme um relatório divulgado pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) antes da 25ª Conferência Internacional sobre Aids em Munique, na Alemanha. Do total de 39,9 milhões de indivíduos vivendo com HIV globalmente, aproximadamente 9,3 milhões não estão recebendo o tratamento adequado.
O relatório ressalta que os líderes mundiais se comprometeram a reduzir as novas infecções anuais para menos de 370 mil até 2025, mas em 2023 ocorreram 1,3 milhão de novas infecções, mais de três vezes o valor estipulado. A diretora executiva do Unaids, Winnie Byanyima, destacou a importância de recursos adequados e da proteção dos direitos humanos para alcançar a meta de erradicar a pandemia de AIDS até 2030.
Embora as mortes relacionadas à AIDS tenham diminuído pela metade, de 1,3 milhão em 2010 para 630 mil em 2023, ainda existem desafios para atingir a meta de 2025 de reduzir as mortes para menos de 250 mil. O relatório também menciona que o número de novas infecções por HIV diminuiu globalmente desde 2010, mas está aumentando em algumas regiões, como Oriente Médio, Norte da África, Europa Oriental, Ásia Central e América Latina.
A conferência em Munique está programada para ocorrer entre 22 e 26 de julho, reunindo participantes para compartilhar conhecimentos e informações sobre a resposta à epidemia de HIV e AIDS. O evento contará com representantes do Ministério da Saúde do Brasil para apresentar as experiências do país na resposta ao HIV.