Projeto IndustriAGRO será implantado para produtores do programa Educampo na Região do Cerrado Mineiro, visando aumentar a produtividade por meio da melhoria da manutenção de equipamentos. Doze produtores de café participarão da primeira fase do projeto, uma parceria entre Sebrae Minas, Senai e Expocacer, que será oficializada durante a MilkShow e Feira de Negócios e Tecnologias do Cerrado Mineiro (Fenaminas) em Patos de Minas.
Durante o segundo semestre de 2024, o Projeto IndustriAGRO irá realizar um mapeamento dos processos tecnológicos de manutenção de máquinas agrícolas e sistemas de irrigação na cafeicultura. Consultorias especializadas serão oferecidas aos produtores do Educampo para diagnosticar as propriedades rurais, visando otimizar o uso do solo, reduzir custos e capacitar funcionários na operação de equipamentos.
Entre os benefícios esperados estão a melhoria na manutenção de equipamentos, redução de custos com reparos e paradas não programadas, e o aumento da produtividade. O Projeto IndustriAGRO incluirá capacitações individuais nas fazendas, auditorias de manutenção, elaboração de relatórios e apresentação dos resultados.
O Sebrae Minas, atuando há mais de duas décadas na Região do Cerrado Mineiro, desenvolve iniciativas como o Educampo para oferecer suporte gerencial e tecnológico a grupos de produtores de café. O Brasil é o maior produtor e segundo maior consumidor de café do mundo, sendo a Região do Cerrado Mineiro reconhecida pela produção de cafés de alta qualidade e a primeira a receber a Denominação de Origem para Cafés no país.