O Hemocentro de Franca continua com a necessidade de doações de sangue, especialmente dos tipos sanguíneos O-, A- e O+, após a campanha do Junho Vermelho. Durante o mês de julho, apenas 625 bolsas foram coletadas, representando metade do necessário para atender à demanda da região. A redução nas doações neste período é comum devido às férias escolares e ao inverno, que traz consigo problemas de saúde sazonais, como gripes e resfriados.
A coordenadora do Hemocentro de Franca, Eliane Dias Gimenes, destaca a importância das doações, enfatizando a necessidade de colaboração das pessoas que estejam saudáveis: “Dependemos muito da contribuição das pessoas que possam doar sangue”.
Para ser um doador, é preciso ter entre 18 e 69 anos, com os menores de 18 anos acompanhados por um responsável legal. A primeira doação deve ser feita antes dos 60 anos. As mulheres podem doar sangue até três vezes por ano, com um intervalo de 90 dias entre as doações, enquanto os homens podem doar a cada 60 dias, até quatro vezes por ano, desde que pesem mais de 50 kg. Além disso, é essencial estar saudável, sem sintomas gripais ou feridas, ter se alimentado e evitado o consumo de álcool nas últimas 12 horas.
Os interessados em doar sangue podem verificar os horários de atendimento no Hemocentro. Para mais informações, acesse a fonte GCN através do link: [portal de notícias GCN](https://sampi.net.br/franca/noticias/2846531/franca-e-regiao/2024/07/doacoes-de-sangue-em-franca-sao-apenas-50-do-necessario).