O Comitê Olímpico Cubano (COC) solicitou a exclusão imediata de um atleta que foi incluído pelos organizadores como parte de uma equipe de refugiados que competirá nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. A equipe de refugiados foi criada como um símbolo de esperança e para chamar a atenção para a situação dos refugiados em todo o mundo, e pela primeira vez terá a participação de cubanos: Fernando Dayán Jorge, canoísta medalhista de ouro em Tóquio, e o levantador de peso Ramiro Mora, que atualmente residem nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha, respectivamente.
Desde maio, Cuba tem se oposto à inclusão desses atletas na seleção, alegando que o COI cometeu um erro ao fazê-lo. O COC alega que um dos atletas fez declarações politicamente controversas contra Cuba e seu povo. Embora não tenha sido mencionado o nome do atleta no comunicado, especula-se que se refira a Fernando Dayán, que tem se manifestado contra o governo cubano desde que deixou a delegação em competição no México para se estabelecer nos EUA.
O COC exigiu a expulsão imediata do atleta em questão dos Jogos Olímpicos de Paris-2024, destacando que nenhum dos atletas cubanos é refugiado de guerra ou perseguido. Fernando Dayán optou por não comentar a petição feita pelo COC. Fonte: [Noticias ao Minuto](https://www.noticiasaominuto.com.br/esporte/2177940/comite-olimpico-cubano-exige-do-coi-a-exclusao-imediata-de-atleta-da-selecao-de-refugiados)