Previsão de baixas precipitações para o Paraná e litorais sudeste e nordeste
De acordo com o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia, é esperado que ocorram chuvas com acumulados entre 10 e 40 milímetros em 24 horas em grande parte do Rio Grande do Sul a partir do próximo domingo (28). Os maiores volumes de chuva devem se concentrar em municípios entre as regiões Sul e Metropolitana do estado, podendo chegar a 50 milímetros em 24 horas.
Segundo o Inmet, as chuvas devem começar de forma mais fraca pela manhã nos municípios ao sul do estado, se intensificando ao longo do dia e chegarão com menos força ao sul de Santa Catarina. Já no oeste catarinense e norte gaúcho, as chuvas não devem ultrapassar os 20 milímetros em 24 horas.
A partir de segunda-feira (29), são esperados acumulados leves, abaixo de 10 milímetros, em outras áreas de Santa Catarina e no sul e oeste do Paraná. As chuvas devem se deslocar em direção ao litoral do Sudeste e Nordeste até quinta-feira (01), com previsão de chuvas também no norte do Amazonas e Roraima durante esse período.
Enquanto isso, não há previsão de chuvas para o Brasil Central nos próximos sete dias. O Inmet alerta para o perigo de baixa umidade em algumas regiões, o que pode resultar em riscos de incêndios florestais e impactos à saúde.
Fonte: [Notícias Agrícolas](https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/clima/381598-inicio-da-proxima-semana-deve-registrar-chuvas-em-todo-o-rio-grande-do-sul-demais-estados-seguem-secos.html)