Três bancos públicos brasileiros – BNDES, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal – em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), anunciaram uma nova proposta de financiamento voltada para a sustentabilidade na região amazônica. A iniciativa envolve a criação de um Exchange Traded Fund (ETF), um fundo negociado em bolsa de valores, que será lançado antes da COP 30 em novembro de 2025, em Belém.
Os ETFs são conhecidos no mercado financeiro global e o novo fundo proposto será negociado na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3. A carteira do ETF será composta por títulos de renda fixa emitidos pelos bancos participantes e o retorno para os investidores será baseado em um índice de referência, a ser desenvolvido e aprovado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Durante a 3ª reunião de Ministros de Finanças e Presidentes de Bancos Centrais do G20, no Rio de Janeiro, representantes das instituições financeiras revelaram a proposta. Foi assinada uma carta de intenções entre as entidades e os estudos para criar o ETF serão realizados em conjunto pelos bancos brasileiros, com apoio técnico e financeiro do BID.
O principal objetivo do ETF Amazônia para Todos é proporcionar acesso democrático a investimentos sustentáveis, direcionando os recursos obtidos para ações sustentáveis na região. A transparência e acessibilidade do ETF foram ressaltadas como vantagens do instrumento para financiar iniciativas na Amazônia, juntamente com sua liquidez e ampla aceitação nos mercados internacionais.