ABPA está confiante com a retomada das exportações de carne de frango do Brasil
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) manifestou otimismo em relação ao retorno completo das exportações de carne de frango do Brasil, após o Ministério da Agricultura notificar a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) sobre a conclusão do caso isolado de Doença de Newcastle em Anta Gorda (RS).
Mesmo com parte das exportações suspensas sendo absorvidas por outros mercados importadores, a ABPA acredita que a notificação à OMSA e a provável confirmação do status livre da doença, juntamente com a mudança no status de autossuspensão e na área sob monitoramento, devem impulsionar as negociações com os países importadores.
A associação elogiou o trabalho realizado pelo Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e pelos Secretários Carlos Goulart, Roberto Perosa, e suas equipes, destacando a eficiência com a qual o problema foi resolvido. A situação foi considerada pontual, conforme evidenciaram os resultados das amostras coletadas. A ABPA enfatizou a rapidez e transparência das ações, reforçando a alta biossegurança que coloca o Brasil como líder global nas exportações de carne de frango.