Dez estudantes brasileiros foram escolhidos para participar das Olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA). Os representantes do Brasil na IOAA 2024 incluem Francisco Carluccio de Andrade, Gustavo Mesquita França, Heitor Borim Szabo, Lucas Cavalcante Menezes e Natália Rosa Vinhaes. O evento será realizado em Vassouras e Barra do Piraí (RJ) de 17 a 27 de agosto. Na OLAA, que acontecerá na Costa Rica de 25 a 29 de novembro, o Brasil será representado por Arthur Gomes Gurjão, Filipe Ya Hu Dai Lima, Larissa Midori Miamura, Luca Pieroni Pimenta e Lucas Praça Oliveira.
Os estudantes foram selecionados com base em seu desempenho na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) de 2023, que é o primeiro passo no processo de seleção. Cerca de 150 a 200 alunos são escolhidos para a etapa presencial, e os 40 melhores passam por treinamentos para definir os representantes do Brasil nas competições internacionais.
O Brasil tem se destacado nas competições de astronomia, liderando o quadro total de medalhas na OLAA. Com um aprimoramento contínuo nos treinamentos, há expectativas de conquistar medalhas de ouro na IOAA, uma competição desafiadora. Até 2021, o Brasil ainda não havia conquistado medalhas de ouro na IOAA, mas o país tem melhorado seu desempenho nas competições internacionais.
Fonte: Agência Brasil