Domingo, Novembro 24, 2024
InícioAgronegócioSanidade Vegetal: Após mudança no calendário, começa no sábado, dia 1º, o...

Sanidade Vegetal: Após mudança no calendário, começa no sábado, dia 1º, o…

A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) anunciou que teve início no último sábado, dia 1º de junho, o primeiro dos três períodos de vazio sanitário da soja no Estado de São Paulo, conforme determinado pela Portaria nº 1.111 do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Até a última safra, era adotado um único período de vazio sanitário, que ocorria de 15 de junho a 15 de setembro, seguido pelo calendário de semeadura de 16 de setembro a 24 de dezembro. Com a nova medida, o Estado passou a ter três regiões com diferentes períodos de vazio sanitário e calendários de semeadura.

De acordo com Jucileia Wagatsuma, engenheira agrônoma e gerente do Programa Estadual de Vigilância Fitossanitária, a alteração resultou no adiantamento dos períodos em algumas regiões, sendo a Região 1 a primeira a iniciar o vazio sanitário em 1º de junho. As Regiões 2 e 3 começaram em 12 e 15 de junho, respectivamente, e seguirão até setembro.

Os produtores devem estar atentos às datas estabelecidas e manter as áreas de produção livres de plantas voluntárias de soja durante todo o período de vazio sanitário. Além disso, é obrigatório o cadastro das propriedades produtoras de soja em todo o território nacional. Os produtores devem fornecer as informações sobre a semeadura no sistema GEDAVE da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, em um prazo de até 15 dias após o término da semeadura, que ocorre entre 1º de setembro e 29 de dezembro no Estado.

Para mais detalhes sobre os períodos de vazio sanitário, calendário de semeadura e o cadastro das unidades produtoras de soja, os interessados podem acessar o comunicado oficial da CDA no site da Notícias Agrícolas.

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias