Nesta terça-feira, o dólar fechou próximo à estabilidade em relação ao real, após apresentar ganhos pela manhã. Os investidores aguardavam a formação da Ptax de fim de mês e as decisões sobre juros do Banco do Japão, Federal Reserve e Banco Central do Brasil, todas marcadas para a quarta-feira.
O dólar à vista encerrou o dia cotado a 5,6197 reais na venda, com uma leve queda de 0,10%. No mês, a moeda acumula alta de 0,52%. Enquanto isso, na B3, o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento subiu 0,07%, sendo vendido a 5,6215 reais.
Durante o dia, as expectativas em torno das decisões de política monetária e a disputa pela Ptax influenciaram os negócios, com alguns investidores controlando o risco no mercado brasileiro. Apesar de uma movimentação mais intensa pela manhã, o dólar perdeu força à tarde e se aproximou da estabilidade em relação ao real.
Para a quarta-feira, estão previstas as decisões do Federal Reserve sobre os juros, seguida por uma fala de Jerome Powell à imprensa. Além disso, o Banco do Japão também anunciará sua decisão, e à noite será a vez do Copom do Banco Central do Brasil definir a taxa básica de juros Selic.
Embora haja incertezas, há um consenso de que a taxa Selic será mantida em 10,50% ao ano. Os investidores estarão atentos às indicações do BC para as próximas reuniões, esperando por um comunicado mais conservador, mas sem direcionamentos claros sobre possíveis elevações de juros.