De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (29), a taxa de desemprego no trimestre encerrado em abril ficou em 7,5%, o menor índice para o período desde 2014. Esse número é considerado estável em comparação com o trimestre móvel terminado em janeiro de 2024 (7,6%) e 1 ponto percentual abaixo do mesmo período de 2023, que registrou 8,5%.
A pesquisa abrange todas as formas de ocupação de pessoas a partir de 14 anos de idade, incluindo empregos com ou sem carteira assinada, temporários e por conta própria. A população desocupada foi de 8,2 milhões, sem variação significativa em relação ao trimestre anterior, porém 9,7% menor do que o mesmo período de 2023, o que representa uma redução de 882 mil desocupados.
O número de trabalhadores ocupados foi de 100,8 milhões, considerado estável em relação ao trimestre anterior. Em comparação com 12 meses atrás, houve um acréscimo de 2,8%, o que representa um aumento de 2,8 milhões de pessoas empregadas.
Para mais detalhes, acesse a notícia completa no site Notícias ao Minuto.