A partir de amanhã, a cidade de Veneza, na Itália, implementará um limite de 25 turistas por grupo como parte de medidas para reduzir o impacto das multidões. Além disso, está proibido o uso de alto-falantes por guias turísticos, visando preservar a tranquilidade dos residentes e a circulação dos pedestres. Aqueles que desrespeitarem as novas regras poderão receber multas que variam de 25 a 500 euros.
Inicialmente previstas para junho, as restrições foram adiadas para agosto e se estendem ao centro de Veneza, bem como às ilhas de Murano, Burano e Torcello. No entanto, há algumas exceções, como a não inclusão de crianças com até dois anos na contagem e a não aplicação da restrição a estudantes e visitas de estudo.
Veneza já havia sido inovadora ao introduzir uma taxa turística em abril, com o intuito de lidar com o turismo em massa. A taxa de cinco euros era cobrada dos turistas que visitavam a cidade por apenas um dia e ficou em vigor durante 29 dias, nos fins de semana e feriados entre abril e julho.