Segunda-feira, Novembro 25, 2024
InícioSaudeParticipe da consulta pública do Ministério da Saúde sobre o uso de...

Participe da consulta pública do Ministério da Saúde sobre o uso de fluoretos

O Ministério da Saúde iniciou uma consulta pública para receber contribuições sobre o guia de recomendações para o uso de fluoretos. As sugestões podem ser enviadas até 30 de agosto por meio de um formulário disponível no site do Ministério da Saúde. O objetivo é fornecer aos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) um documento embasado em evidências científicas sobre o uso de fluoretos para a prevenção e controle das cáries.

A consulta está aberta a cirurgiões-dentistas, técnicos e auxiliares de saúde bucal, gestores, pesquisadores, estudantes e demais interessados no assunto. A Coordenação-Geral de Saúde Bucal, em parceria com um grupo de especialistas em odontologia e saúde coletiva, está conduzindo a consulta.

Os fluoretos, derivados do flúor, desempenham um papel crucial na redução das cáries em vários países, incluindo o Brasil. É enfatizada a importância de assegurar o uso apropriado e seguro do fluoreto para evitar possíveis intoxicações. A fluoretação da água e o uso de creme dental fluoretado são considerados seguros em termos de toxicidade aguda, assim como a aplicação profissional de fluoreto, desde que realizada com cuidado para evitar a ingestão acidental.

A única consequência sistêmica da ingestão de fluoreto em concentrações acima do recomendado para a prevenção de cáries é a fluorose dentária. No Brasil, a fluoretação da água é obrigatória desde 1974.

Para mais informações, acesse o link da fonte Agência Brasil.

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias