A produção e exportação na piscicultura brasileira tiveram um ótimo desempenho no primeiro semestre, de acordo com a Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR). Houve um aumento na oferta de peixes em todo o país, com boa remuneração aos produtores e custos estáveis. O presidente executivo da Peixe BR, Francisco Medeiros, destaca que o crescimento da produtividade foi impulsionado pelo aumento no alojamento de alevinos no final de 2023 e que as exportações surpreenderam, alcançando 96% da receita do ano passado no acumulado do primeiro semestre.
A estabilidade dos custos de produção, especialmente em relação aos preços da ração, foi essencial para os produtores. Apesar de desafios sanitários e aumentos nos custos de insumos como energia elétrica, transporte e mão de obra, a perspectiva para o segundo semestre é positiva, com previsão de recuperação nos preços da tilápia e aumento do consumo com a chegada da primavera.
Medeiros ressalta que a gestão profissional tem impulsionado o crescimento do setor, com a tilápia se destacando no mercado, mas com potencial de crescimento também para os peixes nativos. A Peixe BR demonstra confiança em relação ao futuro da piscicultura nos próximos meses. Para mais detalhes, acesse a notícia completa em Notícias Agrícolas.