A Bunge, empresa líder global nos setores de alimentos e agronegócios, fez uma doação significativa de 10 toneladas de farelo de soja à Associação Brasileira de Estudo das Abelhas (A.B.E.L.H.A.). Essa doação tem o objetivo de auxiliar os produtores de abelhas no Rio Grande do Sul que foram afetados pelas enchentes recentes. Os enxames de abelhas estão em risco devido à falta de alimentos causada por condições climáticas adversas, especialmente durante o inverno.
O farelo de soja, combinado com açúcar, será utilizado para alimentar os polinizadores até que a vegetação local se recupere. Essa ação faz parte do projeto Semêa da Fundação Bunge, que promove a agricultura de baixo carbono e práticas regenerativas para preservar o solo, as florestas e a água.
Segundo levantamentos de entidades como a Federação Apícola e de Meliponicultura do RS, Embrapa e MAPA, estima-se que cerca de 17 mil colmeias de abelhas foram destruídas durante as enchentes de maio de 2024 no estado. Esse número pode aumentar para 35 a 40 mil se considerarmos as colmeias parcialmente afetadas pela água ou em risco devido à escassez de alimentos. A diminuição da população de abelhas pode impactar a polinização de diversas culturas agrícolas, como maçã, melancia e grãos, prejudicando a produtividade.
A ação da Bunge em parceria com a A.B.E.L.H.A. demonstra o compromisso em auxiliar os produtores de abelhas e ressaltar a importância desses polinizadores para a agricultura. Para mais detalhes, a notícia completa pode ser acessada no site Notícias Agrícolas.