O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva partiu para Santiago, no Chile, no último domingo (4), para uma visita de Estado ao país, onde terá uma agenda cheia de compromissos. Durante a viagem, Lula participará de encontros políticos, fórum empresarial e assinará diversos acordos bilaterais.
No primeiro dia de sua estadia, Lula foi recebido pelo presidente chileno, Gabriel Boric, no Palácio de La Moneda. Eles tiveram uma reunião privada, seguida de um encontro ampliado com suas equipes, onde foram assinados acordos e fizeram declarações à imprensa.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, estão previstos cerca de 15 acordos para serem firmados nas áreas de ciência e tecnologia, defesa, direitos humanos, comércio e investimentos. Após o almoço, Lula se encontrou com autoridades do Judiciário e Legislativo do Chile, além de representantes da Latam e da Cepal. O ex-presidente também participou do encerramento do Fórum Empresarial Chile-Brasil, que contou com a presença de aproximadamente 500 líderes discutindo questões comerciais bilaterais.
Para o próximo dia, estão agendados encontros com a prefeita de Santiago, Irací Hassler, e com o ex-presidente chileno, Ricardo Lagos.
Fonte: Notícias ao Minuto