Uma pesquisa realizada por pesquisadores nacionais e internacionais avaliou a eficiência dos sistemas de produção na conversão de nutrientes em leite e carne em fazendas leiteiras. O estudo analisou 67 fazendas de gado leiteiro na bacia hidrográfica do Lajeado Tacongava, no Rio Grande do Sul, e dividiu as propriedades em três sistemas de produção: confinado, semiconfinado e a pasto.
Os resultados mostraram que as propriedades confinadas apresentaram valores de excedente superiores à demanda agrícola, principalmente em relação ao Nitrogênio e Fósforo. Por outro lado, as fazendas a pasto e semiconfinadas tiveram um excesso apenas de Fósforo. As propriedades confinadas também tiveram as maiores médias de excedente de N e P por área.
Além disso, o estudo demonstrou que o manejo nutricional inadequado pode impactar a eficiência na conversão de nutrientes em produtos, afetando os indicadores de excedente e eficiência do uso de nutrientes. A pesquisa ressalta a importância de um correto manejo dos resíduos, que podem ser utilizados como adubo nas culturas, reduzindo a dependência de fertilizantes químicos.
Para os pesquisadores, a alta quantidade de ração comprada pelos produtores nem sempre resulta em maior produção de leite, evidenciando a importância de uma assistência técnica mais frequente no manejo nutricional dos animais. A pesquisa foi desenvolvida pela Embrapa Pecuária Sudeste, Instituto Leibniz de Engenharia Agrícola e Bioeconomia, Emater-RS, Universidade de Caxias do Sul e Universidade Humboldt.
Segundo Julio Palhares, pesquisador da Embrapa, o balanço de nutrientes deve ser uma ferramenta para melhorar os padrões de gestão de nutrientes e contribuir para práticas agrícolas mais sustentáveis. Para mais informações, acesse a notícia completa no site Notícias Agrícolas.