Segunda-feira, Novembro 25, 2024
InícioEconomiaConselho Curador do FGTS definirá distribuição de lucros em reunião nesta quinta-feira

Conselho Curador do FGTS definirá distribuição de lucros em reunião nesta quinta-feira

O Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) irá decidir hoje a distribuição dos lucros do Fundo aos trabalhadores, após o FGTS registrar um lucro recorde de R$ 23,4 bilhões no ano passado. A Caixa Econômica Federal tem até 31 de agosto para creditar a parcela dos lucros aos cotistas, com base no saldo de cada conta em 31 de dezembro do ano anterior.

Na reunião de hoje, será definida a proporção do lucro recorde a ser repartida entre os trabalhadores. Em anos anteriores, a maior parte do lucro foi destinada aos cotistas. O rendimento do FGTS é de 3% ao ano mais a Taxa Referencial (TR), e o Supremo Tribunal Federal recentemente determinou que o fundo deve ser corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), porém essa correção não retroage.

Caso a distribuição do lucro somada ao rendimento total seja inferior à inflação, o Conselho Curador terá que encontrar uma forma de compensação. O resultado final do rendimento do FGTS em 2023 só será conhecido após a distribuição dos lucros. O lucro recorde de 2023, quase o dobro do ano anterior, é resultado de investimentos do fundo em diversos setores.

Os trabalhadores podem verificar o saldo do FGTS pelo aplicativo FGTS ou solicitar o extrato em uma agência da Caixa. O banco também envia o extrato em papel a cada dois meses no endereço cadastrado, sendo necessário atualizar os dados na Caixa em caso de mudança de endereço.

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias