Terça-feira, Novembro 26, 2024
InícioEconomiaOperação de resgate em Pernambuco salva 301 crianças e adolescentes vítimas de...

Operação de resgate em Pernambuco salva 301 crianças e adolescentes vítimas de exploração infantil

Uma ação do Grupo Móvel de Fiscalização do Trabalho Infantil resultou no resgate de 301 crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil no Agreste Pernambucano. A operação ocorreu em dez feiras livres e 46 fábricas de oito municípios do estado, sendo realizada entre os dias primeiro de agosto e oito de agosto.

Segundo informações do Ministério do Trabalho e Emprego, 96% das fábricas fiscalizadas pertencem ao ramo têxtil, com destaque para as facções, pequenas empresas responsáveis por etapas específicas na produção de roupas. Durante a fiscalização, foi constatado que adolescentes estavam realizando atividades de risco, como operar máquinas em jornadas exaustivas, ficando expostos a possíveis acidentes e queimaduras.

Das 301 crianças e adolescentes resgatados, 41 eram crianças com até 11 anos de idade. Todos os resgatados foram encaminhados para a rede de proteção à infância e adolescência, com o objetivo de oferecer suporte em políticas públicas de proteção social, saúde e educação, visando evitar que retornem ao trabalho infantil.

Os adolescentes com 14 anos ou mais foram direcionados para programas de aprendizagem profissional. A operação teve como principal objetivo combater o trabalho infantil e garantir condições adequadas para o saudável desenvolvimento dessas crianças e adolescentes.

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias