Na luta de wrestling dos Jogos Olímpicos de Paris-2024, a brasileira Giullia Penalber garantiu um lugar na disputa pelo bronze na categoria até 57kg ao vencer a alemã Sandra Paruszewski por 7 a 0, na repescagem. A luta pelo terceiro lugar será contra a chinesa Hong Kexin, marcada para esta sexta-feira às 13h15 (horário de Brasília).
Giullia iniciou sua participação nas oitavas de final, vencendo Aquino Rckaela Maree Ramos, de Guam, por 2 a 0. Nas quartas de final, foi derrotada por Anastacia Nichiti, da Moldávia, por 5 a 0, mas a adversária chegou à final, garantindo a chance de repescagem para Giullia.
Atualmente ocupando a 11ª posição no ranking mundial de sua categoria, Giullia é uma das principais atletas brasileiras no wrestling, com conquistas como o ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 e o bronze em Lima-2019.
O wrestling foi adicionado ao programa olímpico a partir de Atenas-2004, e desde então o Brasil teve outras representantes na modalidade antes de Giullia. Até a classificação da brasileira para a disputa do bronze, o melhor resultado brasileiro na modalidade era o oitavo lugar de Rosângela Conceição em Pequim-2008.
Além de Giullia, a canadense Hanaha Fay Taylor também disputará o bronze na categoria até 57kg, enquanto a final será entre Sakurai Tsugumi, do Japão, e Anastacia Nichiti, da Moldávia.