Domingo, Novembro 24, 2024
InícioEducaçãoMinistério do Trabalho fecha parceria para promover a capacitação de jovens profissionais

Ministério do Trabalho fecha parceria para promover a capacitação de jovens profissionais

Ministério do Trabalho e Fundação Roberto Marinho estabelecem parceria para promover inclusão produtiva de jovens

Recentemente, o Ministério do Trabalho e Emprego e a Fundação Roberto Marinho assinaram a Coalizão Aprendiz Legal, uma iniciativa com o propósito de impulsionar a inclusão produtiva de jovens em todo o Brasil. O objetivo é oferecer oportunidades de emprego regular, assegurando direitos e proporcionando uma formação profissional de qualidade.

A Coalizão Aprendiz Legal, um programa abrangente em nível nacional inspirado no bem-sucedido programa Aprendiz Legal, busca democratizar, expandir e aprimorar o acesso à aprendizagem profissional em pequenas e médias empresas de forma gratuita.

Esta parceria envolve diversas entidades, com a participação do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e representantes da Fundação Roberto Marinho, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da sociedade civil que atuam na integração produtiva dos jovens.

Até junho de 2024, o Brasil contava com mais de 600 mil aprendizes, com destaque para o mês de maio, que teve o maior número de jovens inseridos no programa. De acordo com a Lei de Aprendizagem, empresas com sete ou mais funcionários são obrigadas a contratar aprendizes, seguindo percentuais que variam de 5% a 15%, dependendo do número de empregados.

A Coalizão Aprendiz Legal ressalta a importância de introduzir gradualmente os jovens ao mundo do trabalho, começando nos anos finais do ensino fundamental. Para participar do projeto, as instituições interessadas devem acessar o site do Aprendiz Legal e seguir as instruções para inscrição.

Com o foco em oferecer uma formação profissional de excelência e preparar os jovens para o mercado de trabalho, a Coalizão Aprendiz Legal disponibiliza gratuitamente a metodologia Aprendiz Legal, juntamente com circuitos de aprendizagem para adolescentes, capacitação para educadores, materiais didáticos, suporte técnico e estratégias de monitoramento e avaliação.

Fonte: Agência Brasil

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias