A Organização Mundial da Saúde (OMS) relatou 99.176 casos confirmados de mpox em 116 países entre janeiro de 2022 e junho de 2024. Durante esse período, 208 mortes foram atribuídas à doença. O último relatório da OMS, divulgado em 12 de agosto, revela que somente em junho foram registrados 934 casos confirmados e quatro mortes em 26 países, indicando uma disseminação contínua da mpox em todo o globo.
Em junho, as regiões mais impactadas foram a África, com 567 casos, seguida pela América com 175 casos, Europa com 100 casos, Pacífico Ocidental com 81 casos e Sudeste Asiático com 11 casos. O Mediterrâneo Oriental não teve notificações de casos.
A República Democrática do Congo representou 96% dos casos confirmados em junho na África, apesar do acesso limitado a testes em áreas rurais. Dados preliminares de julho e agosto de 2024 indicam uma propagação do vírus na África, com novos casos registrados em países como Burundi, Quênia, Ruanda e Uganda.
Entre janeiro de 2022 e junho de 2024, os dez países com mais casos confirmados foram Estados Unidos, Brasil, Espanha, França, Colômbia, México, Reino Unido, Peru, Alemanha e República Democrática do Congo, respondendo por 81% dos casos relatados globalmente.
O relatório também destaca que a maioria dos casos confirmados de mpox ocorre em indivíduos do sexo masculino, com idade média de 34 anos. O contato sexual foi o principal modo de transmissão, seguido pelo contato não sexual. Os sintomas mais comuns incluem erupção cutânea, febre e lesões nas mucosas.
Quanto ao HIV, cerca da metade dos casos com informações disponíveis sobre a sorologia para HIV são de pessoas que vivem com o vírus. No entanto, na região africana, essas informações não estão disponíveis para a maioria dos casos. Para obter mais detalhes, acesse a notícia completa [aqui](https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2024-08/casos-de-mpox-se-aproximam-de-100-mil-em-todo-o-mundo-alerta-oms).