A Record foi condenada a indenizar o tiktoker Victor Han por difamação após afirmar, em uma reportagem veiculada no telejornal Fala Brasil e na Record News, que ele ensinaria seguidores a plantar drogas. O incidente ocorreu em Aracaju, SE e se tornou viral em 2023.
A condenação foi estabelecida em segunda instância na 2ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), com possibilidade de recurso em instâncias superiores. Victor Han, que conta com 2,1 milhões de seguidores no TikTok, é conhecido por compartilhar conteúdos informativos e curiosidades. Em um de seus vídeos, ele demonstrava o cultivo de cogumelos shimeji, utilizados na gastronomia.
Porém, a Record distorceu o conteúdo, acusando Han de ser um “traficante de cogumelos ilegais” em uma reportagem sobre tráfico de drogas. Isso levou o tiktoker a interromper suas atividades para esclarecer aos seguidores que não estava envolvido em atividades criminosas.
A Justiça concordou com a defesa de Han e determinou que a Record pagasse uma indenização de R$ 8 mil, sendo que o influenciador solicitava R$ 20 mil e ainda pode recorrer para aumentar o valor. A Record não se pronunciou sobre o caso, enquanto a defesa de Han confirmou a condenação.