A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) divulgou que a oferta de cursos técnicos nas escolas estaduais da região de Franca terá um aumento expressivo em 2025. Atualmente, 799 alunos estão matriculados em cursos técnicos em 19 escolas da região, mas esse número deve mais do que dobrar no próximo ano, com a previsão de 1.760 vagas distribuídas por 25 escolas.
Essa expansão faz parte de uma iniciativa da Seduc-SP, baseada em uma pesquisa realizada nas unidades que oferecem o Ensino Médio na rede pública, com o intuito de valorizar o ensino técnico, considerado uma etapa fundamental para facilitar a entrada dos estudantes no mercado de trabalho.
Em 2025, o ensino técnico estará disponível em 13 cidades da região de Franca, incluindo Franca, Aramina, Cristais Paulista, Guará, Igarapava, Ipuã, Ituverava, Miguelópolis, Orlândia, Patrocínio Paulista, Pedregulho, São Joaquim da Barra e São José da Bela Vista.
O secretário da Educação, Renato Feder, ressaltou a importância da educação profissional para o desenvolvimento do Brasil, citando um relatório da OCDE. Ele afirmou que em São Paulo estão sendo formados estudantes em áreas essenciais para o desenvolvimento econômico.
Em 2025, serão oferecidos nove cursos técnicos na grade da educação estadual, como administração, agronegócios, ciência de dados, desenvolvimento de sistemas, enfermagem, farmácia, hospedagem, logística e vendas. As aulas serão ministradas em escolas estaduais, em parceria com o Centro Paula Souza e Etecs, Senai e Senac.
Adicionalmente, a Seduc-SP está aguardando a aprovação de um projeto de lei na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo que propõe a criação de um programa de estágio para os alunos matriculados nos cursos técnicos, com o objetivo de inseri-los no mercado de trabalho, oferecendo bolsas-auxílio de R$ 800 para tecnologia, ciência de dados e desenvolvimento de sistemas, e R$ 650 para os demais cursos.