Ministra da Saúde anuncia criação de Comitê de Operação de Emergência para lidar com disseminação da doença mpox
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, comunicou a formação de um Comitê de Operação de Emergência para lidar com a propagação da doença mpox, que foi classificada pela Organização Mundial da Saúde como uma emergência em saúde pública de importância global. Apesar do alerta da OMS, a ministra enfatizou que é momento de alerta e não de pânico. O comitê contará com a participação do Ministério da Saúde, Anvisa, conselhos de secretários municipais e estaduais de saúde.
Dentre as ações a serem implementadas estão a aquisição de testes de diagnóstico, orientações para viajantes e a atualização do plano de contingência. Até o momento, não está prevista uma campanha de imunização em larga escala, mas a ministra destacou que o risco da doença para o Brasil é baixo no momento. Em 2024, foram registrados 709 casos de mpox no país, resultando em 16 óbitos, enquanto globalmente os números de casos já ultrapassaram os de 2023.
A mpox é uma doença viral zoonótica transmitida por contato com animais infectados, indivíduos doentes e materiais contaminados. Os sintomas incluem erupções cutâneas, febre, dores no corpo, entre outros. A doença teve um surto em diversos países em 2022, levando a OMS a declarar emergência em saúde pública, no entanto, em 2023, esse status foi revogado.