Nesta quarta-feira, o dólar encerrou com uma leve alta em relação ao real, interrompendo uma sequência de seis dias seguidos de queda. Após uma queda de 5,09% ao longo de seis dias úteis, a moeda norte-americana fechou cotada a 5,4691 reais, registrando um aumento de 0,37%. No acumulado de agosto, o dólar ainda apresenta uma baixa de 3,30%.
Durante a manhã, os investidores reagiram ao índice de preços ao consumidor (CPI) dos EUA em julho, que teve um aumento de 0,2%. Os números dentro das expectativas permitiram a continuidade da tendência de queda do dólar em relação ao real, chegando a atingir a mínima de 5,4289 reais após a divulgação do CPI. No entanto, uma recomposição de posições compradas por parte dos investidores impulsionou a moeda norte-americana, levando-a a fechar em território positivo.
Durante o dia, o dólar teve oscilações em alta, mas permaneceu próximo ao fechamento anterior, em um cenário em que a moeda dos EUA não apresentava um viés claro internacionalmente. Em relação a outras moedas, o dólar subiu em relação ao peso chileno e australiano, mas caiu em relação ao peso mexicano e colombiano.
Adicionalmente, o Banco Central realizou a venda de todos os 12.000 contratos de swap cambial tradicional em um leilão para rolagem do vencimento de 1º de outubro de 2024.