Produtores do Brasil, Argentina e Paraguai foram selecionados para participar de um programa de capacitação em Indicações Geográficas (IGs) financiado pela União Europeia. O projeto AL-Invest Verde DPI, co-financiado pelo EUIPO, divulgou a escolha desses grupos que receberão orientação especializada ao longo de seis meses, combinando sessões presenciais e virtuais. O objetivo é auxiliar os produtores a destacar seus produtos agroalimentares, promovendo o desenvolvimento sustentável local e regional.
A seleção dos produtores foi feita em parceria com instituições de cada país participante. No Brasil, o Sebrae e o INPI conduziram o processo, na Argentina, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca do Ministério da Economia foi responsável, e no Paraguai, a Direção Nacional de Propriedade Intelectual do Paraguai (DINAPI) liderou o processo.
Durante as sessões, os produtores serão capacitados para obter reconhecimento de suas regiões e produtos, adaptando-se aos requisitos de acesso a mercados internacionais, como a União Europeia, e ao Regulamento Antidesmatamento da UE. Com o uso eficaz das IGs, os produtores estarão mais preparados para acessar mercados internacionais, destacando a qualidade, origem e autenticidade de seus produtos. Essa iniciativa proporcionará maior visibilidade e oportunidades de negócios para os produtores reconhecidos com Indicação Geográfica.