De acordo com o Indicador Ipea de Inflação por Faixa de Renda de julho, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), foi observada uma redução da inflação para as famílias de renda baixa e muito baixa, porém um aumento nas demais classes em comparação com junho.
No mês passado, a taxa de inflação para famílias de renda alta foi de 0,80%, enquanto para as de renda muito baixa e baixa foram de 0,09% e 0,18%, respectivamente. As famílias de renda muito baixa registraram a menor taxa de inflação acumulada em 12 meses, enquanto a faixa de renda alta teve a mais elevada.
O setor de alimentos e bebidas foi o principal responsável pela desaceleração da inflação, com queda de preços em diversas categorias. Por outro lado, os aumentos nos preços da energia elétrica e do gás de botijão contribuíram para a inflação, especialmente entre as famílias de renda mais baixa.
Os dados indicam que a inflação atual aumentou para todas as faixas de renda em comparação com julho de 2023. Apesar da melhora no desempenho dos alimentos em casa, houve piora nos grupos de habitação e artigos de residência. A inflação acumulada em 12 meses também acelerou para todas as classes de renda.