Ministra da Gestão anuncia convocação de até 21 mil aprovados em concursos durante o mandato de Lula
A ministra da Gestão, Esther Dweck, anunciou que o governo planeja convocar até 21 mil pessoas aprovadas em concursos até o final do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O objetivo é preencher as vagas deixadas por mais de 70 mil servidores que saíram desde 2016.
Está previsto no orçamento espaço para receber parte desses novos servidores, com convocações programadas para o final deste ano e o próximo. Desde o ano passado, o governo tem autorizado a nomeação de aprovados em concursos, preenchendo cerca de 14 mil vagas.
Para 2025, há a previsão de inclusão de aproximadamente 7 mil servidores no Orçamento, abrangendo aqueles em cadastros de reservas e os aprovados no Concurso Nacional Unificado. A ministra mencionou que as negociações para a realização de um novo concurso estão em andamento, aguardando a aprovação do projeto no orçamento para definir o número de vagas disponíveis.
Quanto ao concurso unificado deste domingo, a ministra descartou possíveis problemas devido à mobilização dos servidores do Inep, que devem realizar uma assembleia. A expectativa é favorável para a realização de um novo concurso unificado em 2023, com uma prova prevista para agosto.