De acordo com informações do Painel de Monitoramento de Arboviroses, até o momento, apenas cinco estados no Brasil não registraram casos de febre do Oropouche em 2024. Estes estados são o Distrito Federal, Goiás, Paraná, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.
Até o início desta semana, o país tinha registrado 7.653 casos da doença e duas mortes. O Amazonas lidera em número de infecções, com 3.228 casos, seguido por Rondônia, Bahia, Espírito Santo e Acre.
Em julho, o Ministério da Saúde confirmou duas mortes pela febre do Oropouche na Bahia, sendo as vítimas mulheres com menos de 30 anos e sem comorbidades. Além disso, estão sendo investigados oito casos de transmissão vertical da doença, onde a infecção é passada da mãe para o bebê, com registros em Pernambuco, Bahia e Acre.
A febre do Oropouche é transmitida pelo Culicoides paraensis, também conhecido como maruim ou mosquito-pólvora. Para prevenir a doença, é recomendado manter os quintais limpos, evitar acúmulo de materiais orgânicos, usar roupas compridas e sapatos fechados em locais com muitos insetos.
Fonte: Agência Brasil