Segunda-feira, Novembro 25, 2024
InícioSaudeAumento de Casos de SRAG em São Paulo e Bahia: Alerta do...

Aumento de Casos de SRAG em São Paulo e Bahia: Alerta do InfoGripe para a Saúde Pública

A Fiocruz divulgou um novo Boletim InfoGripe que aponta um aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em São Paulo e Bahia, com destaque para o crescimento em crianças e adolescentes de dois a 14 anos. Além disso, foi observado um aumento de casos de SRAG por Covid-19 entre idosos em Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e no Distrito Federal. Em relação à mortalidade, o vírus Influenza A foi o mais predominante entre os óbitos na faixa etária de 5 a 64 anos nas últimas semanas.

A pesquisadora Tatiana Portella, da Fiocruz, mencionou que na Bahia o aumento de casos está relacionado ao rinovírus, enquanto em São Paulo ainda não há uma associação clara identificada. No entanto, devido à faixa etária mais afetada e ao cenário epidemiológico do país, é provável que o rinovírus também esteja contribuindo para o aumento de casos de SRAG no estado.

A redução da SRAG em nível nacional é atribuída à diminuição ou estabilização dos casos causados pelo vírus sincicial respiratório (VSR) e Influenza A em grande parte do país. O VSR permanece como a principal causa de internações e óbitos em crianças até dois anos, apesar de ter registrado uma queda nas últimas semanas. O rinovírus também está em destaque como responsável por incidências de SRAG em crianças e adolescentes até 14 anos.

Observa-se uma tendência de estabilização no crescimento de casos de Influenza A entre os idosos em alguns estados do Sul e Sudeste, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais. Quanto ao VSR, a redução de casos está mais consolidada na maioria do território nacional, com o Rio Grande do Sul mostrando sinal de interrupção do crescimento de SRAG por VSR após um aumento nas últimas semanas.

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias