A expectativa de uma economia dos Estados Unidos resiliente impulsiona os mercados acionários da Ásia, com destaque para as ações de Hong Kong que lideraram os ganhos nesta segunda-feira. A confiança dos investidores é impulsionada também por sinais de estímulo econômico na China, o que elevou os papéis de bancos listados em Xangai a máximas recordes.
Os investidores estão demonstrando interesse pelos generosos pagamentos de dividendos oferecidos pelos bancos chineses, enquanto os fluxos em fundos negociados em bolsa (ETFs) estão aumentando o apetite pelo risco. O diretor executivo da UOB Kay Hian, Steven Leung, destacou a expectativa de cortes de juros nos EUA, considerando que o sistema financeiro de Hong Kong está diretamente ligado à taxa do Federal Reserve.
Em relação aos demais índices da Ásia, o Nikkei de Tóquio teve uma queda de 1,77%, o Hang Seng de Hong Kong subiu 0,80%, o SSEC de Xangai ganhou 0,49%, o CSI300 avançou 0,34%, o KOSPI de Seul teve desvalorização de 0,85%, o TAIEX de Taiwan registrou alta de 0,27%, o STRAITS TIMES de Cingapura valorizou-se 0,08% e o S&P/ASX 200 de Sydney avançou 0,12%.
(Fonte: Notícias Agrícolas)