De acordo com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, os participantes do Concurso Nacional Unificado (CNU) que deixaram de preencher todas as informações necessárias no cartão de respostas serão desclassificados. Essa regra de eliminação foi esclarecida após um pronunciamento da ministra Esther Dweck levantar dúvidas sobre o assunto.
O exame do CNU, apelidado de “Enem dos Concursos”, foi realizado no último domingo após ser adiado devido às chuvas no Rio Grande do Sul. Os concorrentes receberam três tipos distintos de cadernos de prova numerados como 1, 2 e 3, e era imprescindível assinalar essa identificação no cartão de respostas, conforme estipulado no edital, sob risco de serem desclassificados.
Nas redes sociais, surgiram divergências quanto à aplicação dessa regra, com relatos variados sobre a atuação dos fiscais. Alguns atribuíram falhas à falta de organização dos fiscais, enquanto outros enfatizaram a responsabilidade dos candidatos em seguir as instruções do exame.
Além da identificação do tipo de prova, os participantes também deveriam registrar a frase presente na capa do caderno de questões, conforme orientado na folha de prova. O edital do CNU estabelece que o descumprimento das instruções presentes nas capas das provas pode acarretar em desclassificação.
O Ministério confirmou que os candidatos que saíram do local de aplicação do concurso com o caderno de provas pela manhã serão eliminados, conforme previsto no edital. Mais detalhes podem ser encontrados na fonte original.