A Bolsa de Valores atinge recorde com o Índice Ibovespa
Nesta segunda-feira, 19 de agosto, a Bolsa de Valores alcançou um novo recorde de negociações com o Índice Ibovespa. O principal indicador da B3 atingiu sua máxima histórica, chegando a 135.778 pontos, representando um aumento de 1,36%. Esse resultado positivo foi impulsionado por notícias favoráveis tanto no cenário internacional quanto no cenário doméstico.
A valorização do Ibovespa acompanhou a alta das Bolsas americanas, que foram influenciadas pela diminuição das expectativas de recessão nos Estados Unidos e pela possibilidade de um corte de 0,25 ponto percentual nas taxas de juros do país em setembro. Além disso, o cenário internacional favorável e a perspectiva de um cessar-fogo em Gaza contribuíram para o otimismo no mercado financeiro.
No âmbito nacional, as declarações do diretor do Banco Central, Gabriel Galípolo, e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre metas de inflação animaram os investidores. A expectativa de um aumento na taxa Selic no próximo mês também torna o diferencial de juros mais atrativo, o que pode atrair mais investidores para o Brasil.
O Índice Ibovespa registra um ganho de 6,37% neste mês e uma alta de 1,19% no ano. Na última sessão, os setores de bancos, com destaque para Bradesco, Vale, Usiminas, CSN e Gerdau, tiveram bom desempenho. Empresas nacionais como Petz, Lwsa, Marfrig, CVC e Magazine Luiza também apresentaram ganhos expressivos.
No mercado cambial, o dólar recuou 1,02% no pregão, encerrando em R$ 5,41. O real teve o segundo melhor desempenho entre as moedas latino-americanas, ficando atrás apenas do peso chileno.
As informações foram divulgadas pelo jornal “O Estado de S. Paulo”. Fonte: [Notícias ao Minuto](https://www.noticiasaominuto.com.br/economia/2189590/com-boas-noticias-dentro-e-fora-do-brasil-bolsa-registra-maxima-historica)