De acordo com informações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), apenas 3,6% das plantações de milho da safrinha no Brasil ainda não foram colhidas. Em comparação com o mesmo período da safra anterior, em 2023, onde ainda havia 21,2% por colher, a atual safra apresenta um avanço significativo na colheita.
A colheita da segunda safra de milho já alcançou 96,4%, um número superior aos 78,8% registrados no mesmo período do ano passado. Estados como Piauí, Tocantins, Maranhão e Mato Grosso concluíram suas colheitas, seguidos por Goiás e Paraná, onde 96% das plantações já foram colhidas. Mato Grosso do Sul atingiu 92% de colheita, Minas Gerais 81% e São Paulo 75%.
As plantações que ainda estão em processo de desenvolvimento, representando os 3,6% restantes, estão todas em fase de maturação. Detalhes sobre o andamento em cada estado foram fornecidos pela Conab, com destaque para a finalização da colheita no Paraná e em Goiás, além de interrupções temporárias devido a chuvas no Mato Grosso do Sul. O Maranhão finalizou a colheita com rendimentos um pouco abaixo das previsões iniciais, enquanto Bahia e Piauí também concluíram seus trabalhos.
Adicionalmente, a colheita da primeira safra 23/24 foi oficialmente concluída em todos os estados, conforme levantamento da Conab. Os dados apontam para um ritmo acelerado na colheita do milho, com a expectativa de finalização em breve.
Fonte: Notícias Agrícolas